Internacional

Tanzânia: John Magufuli vence eleição presidencial

2015-10-30 04:23:23 (UTC+00:00)

O candidato do partido no poder na Tanzânia, John Magufuli, venceu a eleição presidencial com mais de 58 por cento dos votos, um resultado imediatamente contestado pela oposição, que reivindica vitória.

“Declaro formalmente que John Pombe Magufuli foi eleito Presidente da República Unida da Tanzânia”, anunciou ontem o presidente da Comissão Eleitoral Nacional, Damian Lubuva.

Magufuli, do Chama Cha Mapinduzi (CCM), obteve 58,46 por cento dos votos (8.882.935 votos) e derrotou o seu principal rival, Edward Lowassa, que recebeu 39,97 por cento (6072.848 votos), candidato da coligação Ukawa, que integra, entre outros, o Chadema (Partido para a Democracia e Desenvolvimento), o maior partido da oposição.

As eleições de domingo foram as mais renhidas que o partido do Governo enfrentou em 23 anos de multipartidarismo.

Lowassa, antigo Primeiro-ministro pelo CCM, rejeitou os resultados e reivindica a vitória, acusando a Comissão Eleitoral de ter falsificado os números.

“Nós recusamos aceitar esta tentativa de privar os cidadãos da Tanzânia dos seus direitos democráticos, que é exactamente o que faz a Comissão Nacional Eleitoral ao anunciar resultados que não são reais”, disse.

“Exigimos à Comissão Eleitoral Nacional que anuncie que Edward Lowassa é o novo Presidente da República Unida da Tanzânia”, declarou. [FM]