Internacional

Zâmbia assume presidência do Órgão de Paz e de Segurança da UA

2018-08-10 06:55:59 (UTC+01:00)

A Zâmbia assumiu a presidência do Conselho de Paz e Segurança da União Africana (UA), pela segunda vez na história do país, declarou quarta-feira, uma alta responsável do governo, citado pela Xinhua.

MAPUTP - Susan Sikaneta, representante permanente da Zâmbia junto da UA, declarou que o seu país presidirá o órgão pela segunda vez desde que se tornou membro do Conselho de paz e de segurança da UA há três anos.

Durante a presidência, a Zâmbia avaliará se a plataforma de paz e de segurança em África é suficiente para permitir o desenvolvimento dos programas consubstanciados da Agenda 2063, acrescentou.

Segundo uma declaração publicada pela embaixada da Zâmbia na Etiópia, Sikaneta declarou igualmente que as causas profundas dos conflitos no continente africano devem ser eliminadas para que esses programas se concretizem.

Entre esses programas figuram, nomeadamente o protocolo relativo à livre circulação das pessoas, o acordo da livre-troca continental e o comboio a grande velocidade continental.

A enviada zambiana mostrou-se preocupada pelo facto de que a maior parte dos conflitos no continente sejam o resultado dos défices em matéria de democracia e de governação, acrescentando ser necessário que o Conselho de paz e segurança examine a Carta da UA na sua totalidade, assim como o reforço das suas disposições para que a paz e a estabilidade sejam garantidas em África.[CC]