Nacional

Alemanha doa dois milhões de vacinas para combater covid-19

2021-03-04 03:19:17 (UTC+00:00)

A Alemanha vai disponibilizar ao nosso país, mais de 2 milhões de vacinas da Astrazeneca/Oxford, para ajudar no combate à pandemia da covid-19.

MAPUTO- Segundo um comunicado de imprensa da Embaixada alemã em Maputo, recebido na nossa redacção, as vacinas chegarão a Moçambique ainda neste semestre, no âmbito da iniciativa COVAX, considerado o pilar das vacinas do Acelerador de Acesso às Ferramentas covid-19 (ACT).

O Embaixador da Alemanha em Moçambique, Lothar Freischlader, disse, a propósito da iniciativa, que espera, através da contribuição do seu país contribuir, de forma eficaz, ajudar o país a vencer a luta contra a covid-19.

“A Alemanha pretende reforçar a sua parceria confiável ao lado de Moçambique, razão pela qual continuará a trabalhar com seus parceiros europeus e internacionais para garantir o acesso justo, acessível e global às vacinas em todo o mundo” salientou o diplomata.

O apoio a Moçambique faz parte de um pacote anunciado no mês passado pela Chanceler alemã, Angela Merkel, que totaliza 1,5 biliões de euros para apoiar a campanha global de vacinas COVAX.

A Alemanha torna-se assim no maior contribuinte do ACT/COVAX, onde já disponibilizou mais de dois biliões de euros em prol de pesquisas, provisão e distribuição de medicamentos para o tratamento dos portadores de covid-19, bem como para reforçar o acesso a testes, tornando-se assim no maior contribuinte desta iniciativa.