Nacional

Abertos quatro furos de água nas zonas afectadas pela estiagem

2015-11-02 07:49:44 (UTC+00:00)

Cerca de 70 mil pessoas continuam a sucumbir de estiagem naquela que é a maior província da região sul, Gaza, originando a perda de culturas diversas e falta de água para as populações e gado.

MAPUTO- Segundo o Notícias, os distritos de Chicualacuala, Massangena, Mabalane, Guijá, Massingir e Chigubo, são as zonas mais críticas segundo dados divulgados semana passada em Xai-Xai durante a última sessão do Governo provincial.

Em jeito de amenizar a situação que abala aquela população, o Governo de Gaza está a levar a cabo acções de mitigação como é o caso da construção de furos multifuncionais, distribuição de água através de camiões- cisterna e tractores, entre outras soluções.

Ainda segundo dados divulgados pelo INGC, foram abertos quatro furos em Queque, Titite Saúte e Undlopfu em Chigubo, estando ainda em estudo a instalação de fontes de abastecimento de água em Zinhane, no mesmo distrito.

Por outro lado, os executivos distritais de Bilene e Massingir disponibilizaram dois tractores-cisterna com capacidade de 5000 litros cada, para reforçar a capacidade de abastecimento da água em Chugubo.

Estas actividades permitiram o fornecimento de 349 300 litros de água a 19 povoados de Chigubo nos últimos quatro messes e foram levadas a cabo várias feiras agro-comerciais que resultaram na venda de mais de 1000 animais entre bovinos, caprinos, ovinos, suínos e aves, para minimizar a situação da carência de alimentos e outros bens essenciais.[RM]