Nacional

Administradora de Ngauma condenada por má gestão do Erário Público

2015-07-17 09:02:20 (UTC+01:00)

A administradora do distrito de Ngaúma, na província do Niassa, Lúcia Salimo, foi condenada pelo Tribunal Provincial a 10 dias de prisão convertida em multa no valor de 30 meticais por dia por prática de má gestão do erário público.

MAPUTO - Leonardo Mualia, juiz da 2.ª Secção Criminal do Tribunal Judicial Provincial, que julgou o caso, na última terça-feira, explicou que Lúcia Salimo teria em Dezembro de 2011 ordenado ao banco a transferência de 1.203.150 meticais pertencentes ao Governo de Ngaúma para a sua conta pessoal, depositados a prazo.

O juiz e citado pelo jornal notícias a revelar que ficou provado em sede do julgamento que a administradora também mandou emitir um cheque em branco alegadamente para a compra de um gerador na cidade de Nampula.

Ciente das consequências da infracção que cometeu, segundo Mualia, a administradora pediu de novo ao banco para depositar o valor em causa em três contas do Governo Distrital por si indicadas, deixando claro que a sua intenção era de se apropriar de dinheiro alheio.

Segundo o tribunal, a justificação apresentada pela administradora, que culminou com a retirada do dinheiro do Estado para fins pouco claros, foi de que a operação visava reter o dinheiro no distrito, já que, segundo ela, era no fim do ano, pelo que aquele dinheiro corria sérios riscos de retornar ao Tesouro.

Na ocasião, Leonardo Mualia explicou que concorreram para a redução da pena o facto de, ser ré primária, não ter antes sido condenada, ter apresentado bom comportamento durante o desempenho das anteriores funções, nomeadamente as de directora de internato, directora distrital e secretária permanente distrital.

Lúcia Salimo foi ainda condenada ao pagamento de 400 meticais de imposto de justiça, uma indemnização de 5800 meticais ao Estado, sendo 800 meticais resultantes de despesas de operações feitas e os restantes cinco mil da diferença do valor da compra do gerador para a vila de Ngaúma.[OD]