Nacional

Adquiridos 100 autocarros para transporte público em Maputo

2015-11-24 05:48:51 (UTC+00:00)

Num âmbito de uma parceria público-privada, foram adquiridos 100 autocarros para minimizar a crise de transporte, que se tem acentuado nos últimos tempos, na cidade de Maputo.

MAPUTO – Segundo o Notícias, os referidos autocarros, de marca Yutong, já se encontram no Porto de Maputo e fazem parte de um lote de 200, sendo que os restantes chegarão ao país nos meses de Dezembro e Fevereiro próximos.

A aquisição destes meios resulta de uma parceria público-privada entre o Ministério dos Transportes e Comunicações, por via do Fundo do Desenvolvimento dos Transportes e Comunicações, e a Sir Motors, empresa de importação, comercialização e assistência técnica de viaturas.

De acordo com o Secretário Permanente do Ministério dos Transportes e Comunicações, Pedro Augusto Inglês, a alocação e circulação destes autocarros serão conjugadas com o transporte ferroviário e fluvial nas cidades de Maputo e Matola, no âmbito do sistema intermodal.

“A aquisição destes autocarros vai ajudar a minimizar o problema de transporte. Com a entrada em circulação destes meios, a oferta e a frequência serão maiores, para além de que os cidadãos vão passar a viajar em melhores condições de comodidade e segurança”, disse Pedro Augusto Inglês.

Por seu turno, Amad Camal, director-geral da Sir Motors, fez saber que, ainda no âmbito desta parceria público-privada, “foi formado um consórcio com a empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) visando a aquisição de 126 carruagens, das quais 30 são unidades de metro de superfície”.[OD]