Nacional

Agostinho do Rosário representa PR na Cimeira da Tripartida

2015-06-09 05:59:12 (UTC+01:00)

O Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, participa, em representação do Presidente da República, na terceira Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Tripartida que se realiza amanhã, em Sharm El Sheik, no Egipto.

MAPUTO- A Tripartida é composta pela COMESA - Mercado Comum para África Oriental e Austral; EAC - Comunidade da África Oriental; e SADC - Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral,

Segundo uma nota do Gabinete do PM, a anteceder a Cimeira realizou-se ontem, na mesma cidade, a reunião do Conselho de Ministros da Tripartida, que foi antecedida no domingo pela reunião dos Altos Funcionários, com o objectivo de preparar o evento.

Espera-se que a Cimeira avalie o grau de implementação das decisões tomadas pela segunda Cimeira Tripartida que teve lugar a 12 de Junho de 2011, em Joanesburgo, África do Sul, podendo culminar com a assinatura do acordo que estabelece a Zona de Comércio Livre Tripartida, envolvendo os 26 Estados-membros das três Comunidades Económicas Regionais.

O Primeiro-Ministro é acompanhado nesta deslocação por uma delegação que integra o Ministro da Indústria e Comércio, Ernesto Max Tonela, a Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Nyeleti Mondlane, e por outros quadros do Estado. [FM]