Nacional

Anunciada construção de cidade aeroportuária em Nacala

2015-11-22 11:43:35 (UTC+00:00)

Em Nacala, na província de Nampula, no norte do país, vai ser erguida uma cidade Aeroportuária.

MAPUTO - “Estamos a trabalhar com instituições públicas baseadas em Maputo que pretendem ter a sua sede regional em Nacala ou no Norte, porque lá é onde há negócio, onde há-de haver uma expansão na área logística. Temos estado a receber solicitações e têm havido visitas para a identificação de espaços. A cidade aeroportuária será uma das alavancas para propiciar que o Aeroporto de Nacala seja a placa giratória por excelência”, afirma Emanuel Chaves, presidente do Conselho de Administração da Empresa Aeroportos de Moçambique, numa entrevista a edição de hoje do jornal Domingo”.

A cidade de Nacala é servida por um porto de águas profundas e um aeroporto inaugurado em Dezembro de 2014, que conta com uma arquitectura moderna, equipamentos de alta tecnologia, capacidade para atender 500 mil passageiros e receber 5 mil toneladas de carga por ano.

As instalações do aeroporto ocupam 30 mil metros quadrados de área construída, incluindo o terminal de passageiros de 15 mil metros quadrados, torre de controle e a pista de 3.100 metros de comprimento – dimensões que permitem a operação de aeronaves de grande porte, como o Boeing 747.

O presidente da ADM acrescentou que existem vários projectos no sentido de fazer um aproveitamento dos espaços ociosos em diversos aeroportos domésticos nacionais.

Segundo ele, foi feito o lançamento de um projecto de aproveitamento do espaço ocioso do Aeroporto de Nampula, havendo projectos para o Aeroporto de Mavalane, em Maputo. Prevê-se, naquele quadro, que sejam elaborados projectos para o Aeroporto de Pemba, em Cabo Delgado (norte), bem como nos outros terminais aeroportuários. [OD]