Nacional

Aprendidas 20 peças fabricadas com base no marfim em Manica

2015-09-01 14:46:27 (UTC+01:00)

Foram apreendidas, pela Polícia da República de Moçambique (PRM), na semana passada, 20 peças fabricadas com base em pontas de marfim, na província de Manica.

Segundo o Comando Geral da Polícia, na voz de Jeremias Cumbe, “o que se sabe é que na província de tete e na reserva do Niassa, temos a presença de alguns caçadores furtivos que são responsáveis pelo abate de alguns animais em vias de extinção como o caso do elefante e do rinoceronte, nós identificamos e detemos os indivíduos”.

Continuando Cumbe afirmou que “uma vez que já temos unidades de protecção dos recursos naturais e faunísticos quase em todas as províncias e esse tipo de trabalho tem estado e desencorajar este tipo de prática”.

Mas Jeremias Cumbe, não nega que há sempre aquelas situações que escapam da polícia e acabam tendo estas situações em que há peças produzidas com base em cornos e chifres e que as autoridades têm o dever de apreender devido a proveniência.

Finalizando Cumbe deixou claro que as peças fabricadas com base nos cornos de rinoceronte ou pontas marfim são incinerados a posterior, para desencorajar estas práticas. [FI]