Nacional

Autoridades vão documentar 16 mil moçambicanos residentes na Tanzânia

2015-05-26 16:00:48 (UTC+01:00)

Um total de 16 mil moçambicanos, que se encontram a residir na Tanzânia vai beneficiar de documentação que serão emitidos pelo Ministério do Interior de Moçambique.

MAPUTO - Segundo fez saber hoje, Joaquim Bule, assessor do Ministro do Interior, a preocupação foi levantada pela comunidade moçambicana residente naquele país vizinho, a quando da visita do Presidente da República, Filipe Nyusi, a convite do seu homologo Jakaya kikwete, a 17 do presente mês.

“No sector do Consular do Alto Comissariado da República de Moçambique na Tanzânia, estão registados 16 mil cidadãos moçambicanos dos quais 150 se encontram a frequentar cursos do ensino superior em instituições daquele país”, disse Bule.

No entanto, uma equipa multissectorial, integrando quadros dos Ministérios do Interior e da Justiça, vai deslocar-se a Tanzânia nesta quarta-feira com objectivo de lavrar os Registos de Nascimento de cidadãos moçambicanos que nasceram naquele país, atribuir Cédulas de Nascimento, Bilhetes de identidade e Passaportes.

Com esta missão, o Governo espera garantir que os cidadãos moçambicanos residentes naquele país, estejam devidamente identificados e documentados de forma que não se perca a sua ligação com o Estado moçambicano. [OD]