Nacional

Banana moçambicana ameaçada pela doença fúngica

2015-11-01 06:00:09 (UTC+00:00)

Cabo Delgado e Nampula estão a registar uma doença de origem fúngica que afecta plantações de banana.

MAPUTO - Segundo o jornal Domingos, conhecida por doença do mal de panamá é descrita como devastadora da cultura da banana podendo causar prejuízos enormes, na ordem de 100 por cento, na produção quando não forem tomadas medidas de contenção.

Ocorre em vários países do mundo, nomeadamente Austrália, China, Filipinas, Indonésia, Oman, Paquistão, Taiwan e recentemente Moçambique, o primeiro país a reportar focos de incidência.

Segundo Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar, esta doença foi identificada no nosso país em Setembro de 2013 no distrito de Monapo (província de Nampula) e em 2014 no distrito de Chiure (província de Cabo Delgado), onde medidas de contenção estão a ser implementadas.

O mal do panamá é uma doença de solo e a sua disseminação é feita através de material de propagação, nomeadamente socas e plântulas de bananeira, solo arrastado de campos infestados para zonas consideradas livres através da agua de rega, movimento de pessoas e viaturas no interior dos campos infectados, bem como alfaias agrícolas durante as operações de preparação do terreno, lavoura, colheita, etc.

Para contenção da doença nos locais afectados e prevenção da introdução em novas áreas consideradas livres, o Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar proibe a movimentação de socas e plântulas de bananeiras a partir dos distritos de Monapo e Chiúre .

Proíbe igualmente a movimentação do solo e outro tipo de substrato que sirva de meio de crescimento de plântulas das áreas infectadas para locais livres da doença no país.[OD]