Nacional

Banco Mundial desembolsa 50 milhões de dólares para educação

2015-07-29 08:53:18 (UTC+01:00)

No âmbito da ajuda à implementação do Plano Estratégico de Educação no país, o Banco Mundial vai desembolsar 50 milhões de dólares para apoiar o ensino em Moçambique.

Dados retirados da Lusa dão conta de que o valor, será canalizado através do Fundo de Apoio ao Setor da Educação, visando contribuir para a expansão e melhoria da qualidade de ensino em Moçambique.

"A educação é o alicerce das sociedades e do desenvolvimento sustentável. Dá-me grande satisfação apoiar esta causa, através de mais uma demonstração do nosso compromisso com este objectivo de desenvolvimento essencial", disse Mark Lundell, director do Banco Mundial para Moçambique.

O montante vem complementar os cerca de 58,62 milhões de dolares distribuídos em Maio pela organização Parceria Global para a Educação (PGE), no âmbito da ajuda ao setor primário em Moçambique.

"Moçambique é um dos primeiros países a receber uma subvenção ao abrigo do novo modelo de financiamento, que incentiva os países a melhorarem a equidade e a eficiência da educação", acrescentou Alice Albright, diretora executiva da PGE, que presta assistência técnica e financeira à educação em países em desenvolvimento desde 2002.

No total, são cerca de 102,85 milhões de dolares que o Banco Mundial disponibilizados este ano para o apoio de projectos de expansão da rede escolar no país, bem como para contribuir para a melhoria da qualidade do ensino em Moçambique. [FI]