Nacional

Cancro do colo do útero: HCM vai dispor de serviços de radioterapia

2015-07-25 08:28:26 (UTC+01:00)

O Hospital Central de Maputo (HCM), vai dispor até Outubro próximo de serviços de radioterapia para o tratamento do cancro do colo do útero, doença cujo número de casos preocupa as autoridades da saúde.

MAPUTO- A disponibilização do serviço contribuirá para reduzir as elevadas somas em dinheiro que os pacientes moçambicanos eram forçados a pagar na vizinha África do Sul pelo tratamento.

As obras de construção do edifício que vai acomodar os serviços estão na fase final, segundo o director do HCM, João Fumane, citado pelo Jornal Notícias, que revelou por outro lado estar a decorrer a formação dos respectivos técnicos, a aquisição e instalação de equipamento moderno.

Com a chegada do equipamento, o Estado moçambicano poderá atenuar elevadas quantias em valores, na transferência de doentes para o estrangeiro.

O HCM atende mais de 30 pacientes com problemas de cancro do colo do útero por semana, o que faz da doença, segundo a fonte, a primeira causa de procura de serviços de oncologia.

Fumane disse que as obras de construção da infra-estrutura para os serviços de radioterapia, para o tratamento de cancro do colo do útero, estão orçadas em quatro milhões de meticais. [FM]