Nacional

Caso Castel-Branco: Sentença será proferida a 16 de Setembro

2015-09-01 12:12:17 (UTC+01:00)

A sentença de Castel-Branco e de dois jornalistas, que começaram a ser julgados ontem, por uma opinião acerca da governação do ex-Presidente Armando Guebuza será proferida a 16 de Setembro.

MAPUTO- Na sessão desta segunda-feira, foram ouvidos o economista Nuno Castel-Branco e o jornalista Fernando Mbanze, enquanto o terceiro arguido, o também jornalista Fernando Veloso, não compareceu por se encontrar em Portugal.

Além dos arguidos, foram ainda ouvidas sete testemunhas e foram proferidas as alegações finais.

O caso diz respeito a uma carta do economista Nuno Castel-Branco a Armando Guebuza, divulgada em Novembro de 2013 na rede social Facebook, quando o destinatário era Presidente da República de Moçambique.

Castel-Branco foi acusado por crime contra a segurança do Estado e Fernando Veloso, director editorial do semanário Canal de Moçambique, e Fernando Mbanze, editor do diário electrónico Mediafax, respondem pelo crime de abuso de liberdade de imprensa.

O julgamento decorreu no Tribunal Judicial do Distrito de Kampfumo, em Maputo, onde dezenas de pessoas protestaram contra o processo judicial. [FM]