Nacional

Caso Phombe: MISAU esclarece hoje razão da morte das 75 pessoas

2015-11-04 09:26:52 (UTC+00:00)

O Ministério da Saúde quebra hoje o mistério sobre as razões da morte de 75 pessoas por consumo de bebida tradicional, no posto administrativo de Chitima, na província de Tete, na região Centro do país.

MAPUTO - Segundo escreve o jornal “O País”, um mistério que permanece há 11 meses na mente dos moçambicanos, particularmente da comunidade de Chitima, que desde então procuram respostas para aquele trágico acontecimento.

Ainda de acordo com o mesmo jornal, dada a complexidade do caso, as amostras da bebida recolhidas foram enviadas a três laboratórios internacionais, com destaque para Estados Unidas e Canadá, onde durante este período estive­ram em análise.

O “Phombe”, uma bebida fa­bricada à base de milho, foi con­sumido após um funeral e sur­preendeu Moçambique ao causar a entrada de 177 pacientes no hospital rural de Songo e no cen­tro de saúde de Chitima. Destes, 102 sobreviveram, mas os outros morreram, semeando luto em dezenas de famílias. Entre as víti­mas mortais estão a proprietária da bebida e seus familiares, que consumiram o produto. [OD]