Nacional

Cerca de 4,5 milhões de pessoas estão a usar energias renováveis

2015-06-24 12:04:46 (UTC+01:00)

Cerca de 4,5 milhões de pessoas estão a usar energias renováveis em Moçambique, no âmbito de um plano de expansão de fontes alternativas para as zonas mais recônditas do país, anunciou o Governo moçambicano.

MAPUTO- "Eletrificámos as zonas rurais distantes da rede elétrica nacional, onde nós temos estado a priorizar as infraestruturas sociais como escolas, hospitais e vilas, através de painéis solares", disse ontem Marcelina Mataveia, directora nacional adjunta de Energias Novas e Renováveis do Ministério dos Recursos Minerais e Energia.

Falando à imprensa em Maputo após a abertura da primeira Feira de Energias Novas e Renováveis, Marcelina Mataveia avançou que está em curso um plano para levar fontes alternativas, nomeadamente painéis fotovoltaicos, a todas as províncias do país.

Organizada pelo Ministério dos Recursos Minerais e Energia, com o apoio do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, a primeira feira de Energias Novas e Renováveis pretende expor tecnologias de produção de energias alternativas, como forma de promover o uso deste recurso no país.

Segundo dados do Governo, apenas 40% dos moçambicanos têm acesso à rede de energia existente no país. [FM]