Nacional

CFM reforça transporte de passageiros com 70 novas carruagens

2015-09-06 07:40:09 (UTC+01:00)

A Empresa Portos e Caminhos-de-ferro de Moçambique-E.P acaba de adquirir 70 novas carruagens, modernas, para o transporte de passageiros no centro e sul do país.

MAPUTO - Segundo a Rádio Moçambique, 15 das 35 carruagens, que deverão reforçar a capacidade de transporte ferroviário de passageiros na zona sul do país, já estão em Maputo.

Um comunicado de imprensa dos CFM indica que o primeiro lote composto por 15 das 35 carruagens, para a zona centro do país, é esperado entre os dias 6 e 7 de Setembro, no porto da Beira.

Uma equipa de fiscalização, dos Caminhos de Ferro de Moçambique – CFM vai se deslocar à China, dentro deste mês, a fim de inspeccionar a outra parte do material a seguir para Moçambique.
O Director Executivo dos CFM-Sul, António Bié, disse que o objectivo é melhorar as condições de transporte de passageiros e aliviar enchentes que se verificam nas carruagens.

No entanto, Bié reconheceu que as 35 carruagens não são suficientes, visto que, só na linha sul seriam necessárias, no mínimo, 70 carruagens.

As 70 carruagens, totalmente modernas, custaram cerca de 49 milhões de dólares.[OD]