Nacional

Chefe do Estado Nyusi empossa Vice-Presidente do Tribunal Supremo

2015-05-25 14:58:34 (UTC+01:00)

O Chefe de Estado, Filipe Nyusi, empossou na manhã de hoje, João Beirão para o cargo de vice-presidente do Tribunal Supremo.

MAPUTO - Na ocasião, o presidente desafiou o empossado a tornar a instituição em uma referência na produção de jurisprudência de prestígio para o cidadão, que continua a clamar por uma justiça mais célere.

“Contamos com a sua contribuição para o crescimento e consolidação da autoridade da jurisprudência e para a estabilidade do nosso aparelho do Estado. Igualmente, é nosso desejo e expectativa que contribua para o reforço do prestígio do Conselho Superior de Magistratura Judicial”, disse Nyusi.

Segundo AIM, Nyusi exigiu ainda ao empossado um aparelho judicial íntegro, eficaz, fiável e orientado para a preservação de valores da unidade nacional, inclusão, paz e do respeito pela Constituição da República.

O Chefe de Estado garantiu que o governo continuará a colaborar com os tribunais e as demais instituições de administração da justiça, dada a urgência com que se deve agir face à dimensão e complexidade dos desafios da justiça.

O empossado, por seu turno, apontou como desafios tornar a justiça cada vez mais próxima dos cidadãos.

“Sabemos quais são as dificuldades que as nossas populações têm. O nosso grande desafio é exactamente esse, o de tornar a justiça mais próxima das populações, uma justiça mais célere e mais justa”, disse Beirão. [OD]