Nacional

Chuvas podem causar isolamento de cinco distritos em Nampula

2015-11-16 10:12:17 (UTC+00:00)

A província de Nampula no Norte do país, corre o risco de ter cinco dos seus distritos isolados da capital devido as chuvas que tem caído com intensidade na zona sul da província.

MAPUTO- Fazem parte da lista os destitos de Angoche, Larde, Liupo, Moma e Mogincual que, de acordo com o governador Victor Borges, têm as principais vias de ligação com a capital provincial degradadas, em consequência das chuvas ocorridas no início do ano em curso.

Devido aos elevados níveis de escoamento de água das principais bacias hidrográficas que desaguam no Oceano Índico depois de atravessar Angoche, Larde, Liupo, Moma e Mogincual, as estradas sofreram fortes danos nas respectivas plataformas e um número significativo de pontes sobretudo de estruturas metálicas foram arrastadas ou desabaram.

Victor Borges disse ontem, no decorrer da décima oitava reunião da Comissão Provincial de Estradas, órgão que junta administradores distritais entre outros quadros do Executivo, que são necessários cerca de 700 milhões de meticais para custear as intervenções de reparação dos danos nas estradas e pontes, conforme o levantamento efectuado pela Administração Nacional de Estradas. [FI]