Nacional

Comboio expresso de carga que vai ligar três países estará efectivo brevemente

2015-09-13 06:39:03 (UTC+01:00)

O comboio-expresso de transporte de carga que vai ligar Moçambique, Zimbabwe e Zâmbia estará efectivo até finais de Setembro corrente, cobrindo uma extensão de cerca de mil quilómetros.

MAPUTO - Esta informação foi avançada sexta-feira última, na Cidade da Beira, centro de Moçambique, pelo director-executivo da Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, Cândido Jone, citado na edição deste sábado do jornal Notícias.

A primeira composição será formada por 20 plataformas, com 12 contentores cada, tendo como horizonte mensal atingir o escoamento de dez mil toneladas de carga, com comboios a cruzarem nos sentidos ascendente carregados de adubo a partir do Porto da Beira e descendente carregados de cobre proveniente da Zâmbia.

Segundo Jone, cada administração ferroviária, nomeadamente a dos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), National Railways of Zimbabwe (NRZ) e a Zâmbia Railways Limited (ZRL), que estiveram reunidas, nos últimos dois dias, na província central de Sofala, acordaram contribuir com meios circulantes como vagões e locomotivas.

“Em caso de sucesso neste regime-experimental do Corredor da Beira, gradualmente, serão colocados mais comboios neste trajecto”, referiu Jone.

A juncão destas administrações ferroviárias resulta de um estudo realizado pela Associação Regional Ferroviária (SARA, sigla em Inglês), que vê a necessidade de se reactivar um total de 11 corredores, tendo sido inicialmente seleccionados oito, o primeiro dos quais é o da Beira.[OD]