Nacional

“Continuarei a defender instituições democráticas…” diz PR Nyusi

2015-05-29 10:24:00 (UTC+01:00)

O Presidente da República Filipe Nyusi, disse ontem em Abidjan que vai continuar a defender a independência e o funcionamento pleno das instituições democráticas em Moçambique.

MAPUTO – Segundo o jornal “Notícias”, Filipe Nyusi reagia, aos pronunciamentos recentes do líder da Renamo, Afonso Dhlakama, segundo os quais dentro de 45 dias seria assinado um acordo com o Chefe do Estado para posteriormente ser submetido à Assembleia da República para efeitos de ractificação com vista a devolver a estabilidade política no país.

O Presidente da República, disse estar disposto a fazer tudo ao seu alcance em nome da paz e estabilidade de Moçambique.

“Queremos deixar claro que continuaremos a defender os três poderes (executivo, legislativo e jurisdicional). Não me vejo a juntar-me com que quer que seja para escrevermos uma carta a um tribunal instruindo como é que deve ser julgado determinado caso. Estaria a contrariar aquilo que jurei: fazer cumprir a Constituição da República de Moçambique”, disse Filipe Nyusi.

Indicou que, da mesma maneira, nunca a Assembleia da República procurou dar instruções sobre como é que o Governo deveria decidir sobre um determinado assunto. “Se houve um caso desses, nós não devemos encorajar esses métodos que substituem instituições”, disse o Chefe do Estado.

No entanto, o Presidente da República disse estar aberto para receber quer do líder da Renamo, quer de outras pessoas, sugestões, mas sem deixar de lado o princípio constitucional da separação e interdependência de poderes. [OD]