Nacional

Corte de cabo causa apagão em diversas zonas de Maputo

2015-05-15 11:59:15 (UTC+01:00)

Devido à danificação acidental de dois cabos subterrâneos, diversas zonas da cidade de Maputo estão a registar restrição no fornecimento da corrente elétrica desde a noite de terça-feira.

MAPUTO - Segundo o Notícias, a avaria registou-se na avenida Joaquim Chissano, no cruzamento com a av. Acordos de Lusaka, e foi causada por uma perfuradora da empresa Sanemo, envolvida em escavações para instalação de uma conduta de água.

As restrições no fornecimento de energia eléctrica começou na noite de terça-feira. A essa altura pensava-se que os danos tinham ocorrido apenas num condutor. Devido à limitada capacidade do cabo que se achava estar em bom estado, a Electricidade de Moçambique (EDM) teve de interromper o fornecimento de energia às zonas das Mahotas, Hulene, Maxaquene, 25 de Junho e outros pontos da periferia da cidade no período da noite.

No início da noite de quarta-feira, os técnicos da EDM conseguiram reparar a avaria, mas quando foi restabelecido o fornecimento da corrente descobriu-se que, afinal, o outro cabo também estava danificado. A EDM tentou, apesar disso, gerir o problema, mas, durante a madrugada, o condutor cedeu, revelou o porta-voz da empresa pública. [OD]