Nacional

"Desafiamos a empossada a dedicar-se à dinamização" Nyusi

2015-09-22 15:48:16 (UTC+01:00)

O Chefe de Estado desafiou ontem a nova presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE) a dinamizar a sua actividade em, considerando que o órgão precisa de atualizar o calendário estatístico às necessidades de informação do Governo.

MAPUTO- "Nós desafiamos a empossada a dedicar-se à dinamização e a coordenação da actividade estatística, harmonizando as estatísticas às necessidades de informação do Governo", disse Filipe Nyusi, falando durante a cerimónia de posse da nova presidente do conselho de administração do INE, Maria Isaltina Lucas.

Enaltecendo a importância das estatísticas no quadro da criação e implementação dos planos económicos e sociais do seu executivo, o Presidente apontou a realização do censo populacional em 2017 e a divulgação dos resultados do inquérito ao orçamento familiar como principais desafios para INE.

"A estatística deve reportar o comportamento de fenómenos económicos, sociais e demográficos, com a finalidade única de servir os usuários", disse o Presidente, destacando que esta missão deve ser assumida seriamente, como forma de responder à demanda de informação no país.

Filipe Nyusi salientou que a conjuntura actual do país exige maior atenção na disponibilização de análises sobre a estrutura económica, como forma de garantir um desenvolvimento equilibrado. [FM]