Nacional

Desmantelado grupo de criminosos designado “homens-catana”

2015-08-05 07:11:55 (UTC+01:00)

A Polícia da República de Moçambique (PRM) desmantelou durante uma operação no final de semana, dezena de assaltantes chamados “Homens catana”, no bairro da Manga, na cidade da Beira.

MAPUTO - A referida operação, culminou com a apreensão de vários instrumentos contundentes utilizados para a prática de crimes.

O chefe das relações públicas no Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Sofala, Daniel Macuácua, referiu terem sido apreendidas muitas catanas, facas e outros instrumentos contundentes.

“Foi uma operação bem-sucedida, porque conseguimos efectuar detenções. As actividades surgiram depois de as comunidades terem colaborado com a Polícia”, explicou Daniel Macuácua, citado pelo jornal Notícias.

Nas últimas duas semanas, as autoridades policiais estão sob pressão entre combater os “homens-catana” e ficarem atentas aos linchamentos que ocorrem com frequência nas comunidades.

Na noite da segunda-feira, um cidadão escapou a um linchamento na zona da Manga, concretamente na descida de Nhangau. O suposto meliante teria tentado furtar bens numa residência, tendo a população o pegado e tentar linchá-lo.

O chefe do departamento de relações públicas que manifestou a apreensão da corporação sobre estes casos criminais apelou às comunidades para se eximirem de prática de justiça pelas suas próprias mãos.

“As comunidades e a Polícia devem trabalhar em estreita colaboração. Se formos a trabalhar junto, podemos mitigar o crime”, concluiu.[OD]