Nacional

Dhlakama propõe criação de comissão para negociar províncias autárquicas

2015-06-24 12:17:44 (UTC+01:00)

O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, propõe a criação de uma comissão, com elementos do Governo e do seu partido, para negociar as províncias autárquicas que reivindica.

MAPUTO- "Esta proposta já foi colocada ao Governo, através da sua assessoria, para que qualquer encontro que houver com Nyusi não seja apenas para apertos de mão, porque isso seria decepcionar a população que espera que a Renamo governe seis províncias", disse à Lusa Afonso Dhlakama.

Segundo o líder do maior partido da oposição no país, a comissão seria composta por seis membros, três de cada parte, e funcionaria em paralelo com as equipas de diálogo de longo-prazo que se avistam semanalmente em Maputo, mas com a missão de trabalhar exclusivamente na descentralização do Estado.

O presidente da Renamo defende que o plano de descentralização do Estado deve atender as autonomias que o seu partido exige e, com base nisso, as seis províncias onde reivindica vitória eleitoral sejam implementadas ainda este ano e as outras cinco após as eleições gerais de 2019. [FM]