Nacional

Educação sobre água pode permitir gestão sustentável

2015-08-07 11:21:39 (UTC+01:00)

A educação sobre a água é igualmente fundamental para minimizar potenciais conflitos, bem como para promover a cooperação a nível local, nacional e mesmo intelectual.

MAPUTO-Neste âmbito serão introduzidos nas escolas, conceitos educativos sobre a água como forma essencial para fortalecer e ampliar as capacidades dos alunos, melhorar a gestão e o acesso, de forma sustentável, dos recursos hídricos.

Este pensamento foi defendido pela vice-Ministra da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Leda Hugo, que falou ontem, em Maputo na sessão de abertura da reunião técnica da UNESCO sobre a capacitação em águas e educação nos Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP).

A existência da água potável e de saneamento básico, segundo a governante, pode promover o desenvolvimento humano, não sendo apenas um direito fundamental, mas um importante indicador do progresso dos povos.

Ao promover programas de educação sobre a água no meio escolar, estamos a garantir um futuro melhor aos nossos países e para a humanidade no seu todo”, disse Hugo.

O Sétimo Objectivo de Desenvolvimento do Milénio (ODM) preconiza a redução pela metade, até 2015, da proporção da população mundial sem acesso a água potável e saneamento básico, cujas taxas de cobertura no país cifram os cerca de 70 por cento para o precioso líquido e 50 por cento para o saneamento. [FI]