Nacional

EMATUM com contas no vermelho

2015-06-05 13:00:15 (UTC+01:00)

Um relatório citado pelo semanário Savana, revela que a Empresa Moçambicana de Atum (EMATUM) está com as contas no prejuízo estimado acima de um bilião de meticais.

MAPUTO - As contas revelam um prejuízo acumulado no ano passado no valor de 850.5 milhões de meticais (perto de 25 milhões de dólares), totalizado pelas perdas de 1.17 bilhões de meticais no somatório dos exercícios de 2013 e 2014.

“O prejuízo se encontra influenciado significativamente pelos gastos relacionados com o reconhecimento de juros do empréstimo contraído para aquisição das embarcações”, justifica a EMATUM citada pelo Savana.

Para poder operar, logo após entrar em actividde em 2013, a empresa contraiu uma divida de 850 milhões de dólares usados para a compra de 30 barcos, 24 atuneiros e seis patrulheiros, através da emissão de título de divida no mercado europeu, a juros de 8,5%.

A divida tinha como avalista o Estado moçambicano, colocando-o na posição de devedor, em caso de incumprimento por parte da EMATUM.

Recorde-se que, o Fundo Monetário Internacional (FMI) apontou em Dezembro do ano passado, a EMATUM como um dos principais riscos fiscais do país. [OD]