Nacional

Empreendedorismo leva jovens moçambicanos além-fronteiras

2015-07-08 08:56:28 (UTC+01:00)

Três jovens moçambicanos vão seguir viagem na próxima quinta-feira com destino a Lagos- Nigéria, onde vão participar em uma formação sobre Empreendedorismo.

MAPUTO-Os empreendedores são eles Andreia Denise Abreu de 32 anos, Vicente Matsinhe de 38 anos e Haider Weng o mais jovem com apenas 28 anos de idade. Todos eles estão a desenvolver algum tipo de projecto que reuniu os requisitos para que fossem apurados para a fase seguinte deste concurso.

Os nossos compatriotas foram apurados de um conjunto de 20.000, concorrentes, em representação de cinquenta e dois países africanos.

Destinado a países africanos, o concurso vai seleccionar anualmente, durante dez anos, 1000 jovens empreendedores africanos para beneficiarem de formação e financiamento dos seus projectos.

O dinheiro, cem milhões de dólares americanos, é disponibilizado pela Fundação Tony Elumelu para o projecto de dez anos denominado TEEP – Programa de Empreendedores Tony Elumelu. Ao longo dos dez anos serão formados e financiados dez mil empreendedores africanos.

De acordo com o milionário nigeriano Tony Elumelu “a selecção desses mil empresários aproxima-nos do nosso objectivo final para conduzir a transformação económica e social da África a partir de dentro e de intensificar radicalmente a criação de emprego em África”. [FI]