Nacional

Empresa japonesa inicia prospeção de carvão em Manica

2015-09-03 05:32:31 (UTC+01:00)

A empresa japonesa Jogmec iniciou trabalhos prospeção de carvão no distrito de Mossurize, província Manica.

MAPUTO- Olavo Deniasse, director provincial dos Recursos Minerais e Energia de Manica, citado pela Lusa, disse que, após a pesquisa, a empresa japonesa de pesquisa de petróleo, gás e metais arrancou com a ação para quantificar as reservas de carvão, que deverá determinar a viabilidade da sua exploração.

"Agora, estão a desenvolver sondagens, através de sondas mecânicas, para ver se será viável a exploração de carvão em Mossurize", disse Olavo Deniasse.

O responsável adiantou que, caso haja reservas confirmadas suficientes de carvão na região, o processo de exploração poderá arrancar no início de 2016.

Os transportes de carvão para o porto da Beira no oceano Indico, deverá ser feita através da recém inaugurada estrada N260, num troço de 230 quilómetros que liga Mossurize a Chimoio, e depois por via-férrea, na linha Beira-Machipanda.

Mossurize fica numa região geologicamente designada 'karoo' - região natural semidesértica da África Austral -onde igualmente há aluviões de diamantes, perto de Marange, na fronteira com o Zimbabwe. [FM]