Nacional

Especialista em dinheiro ilícito está em Maputo

2015-06-04 07:26:12 (UTC+01:00)

Está em Maputo desde ontem Raymond Baker, Presidente da Global Financial Integrity, uma organização norte-americana que trabalha na promoção de políticas nacionais e multilaterais que visam reduzir o fluxo transfronteiriço de dinheiro ilegal.

MAPUTO- Durante a sua estadia em Maputo, Baker vai falar sobre o assunto, num encontro a realizar-se amanhã, no Indy Village. Baker tem trabalhado na área há vários anos e tem estudos publicados, entre outros, nas áreas de fluxos financeiros ilícitos, lavagem de dinheiro e corrupção.

Entre as suas várias publicações, é co-autor do estudo “Esconderijo à vista: Adulteração de Facturas Comerciais e seu Impacto na Perda de Receitas Fiscais no Gana, Quénia, Moçambique, Tanzania e Uganda: 2002-2011” que mostra a tenebrosa dimensão da fuga ilícita de capitais em Moçambique, lançado em Maio do ano passado, na cidade do Maputo.

É também membro do Painel de Alto Nível sobre Fluxos Financeiros Ilícitos de África, liderado pelo antigo presidente sul-africano Thabo Mbeki. [FM]