Nacional

“Falando é que a gente se entende” PR

2015-07-22 10:53:40 (UTC+01:00)

Afirmou ontem em Paris, o presidente da república, Filipe Nyusi, quando confirmava o encontro com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, com o objectivo de trocar impressões sobre a paz e estabilidade do país.

De acordo com o “Notícias” o Chefe de Estado, admitiu que se vai encontrar com o líder da Renamo, brevemente, sem especificar o dia exacto do encontro. Respondendo a perguntas de jornalistas no final da sua visita a França, Filipe Nyusi disse que o objectivo principal deste encontro é sustentar a estabilidade, manter e alimentar a paz no país.

“Como se costuma dizer, falando é que a gente se entende. Como sempre disse, a paz tem de ser alimentada continuamente. Depois veremos quais são as preocupações. Uma das questões, se calhar, é avaliar o estágio da situação para ver onde é que se pode desbloquear”, explicou o Presidente.

Sem especificar nem o local do encontro, Nyusi , deixou claro que este não se destina a trazer conclusões, por, na sua óptica, não haver o que está mal. “As eleições terminaram, tomámos posse e as coisas no Parlamento estão a funcionar. Portanto, pode haver sugestões sobre a integração deste ou daquele no Estado”, referiu.

Ainda sobre a paz, Filipe Nyusi defende que os moçambicanos devem estar preparados para que esta palavra não desapareça do seu vocabulário. Acrescentou que o fundamental é a existência de uma boa governação no sentido de se facilitar a vida do cidadão. [FI]