Nacional

Funcionários dos TPM paralisam actividades por atraso salarial

2015-06-02 13:45:58 (UTC+01:00)

Os parques dos Transportes Públicos de Maputo, caracterizaram-se na manhã desta terça-feira, por autocarros imobilizados e trabalhadores fora do expediente.

MAPUTO - Segundo reportou a Soico Televisão, tudo deveu-se ao atraso salarial de dez dias referente ao mês de maio.

“Eles prometeram nos pagar até ontem, tiram o documento no dia 21, de que haveria atraso…e ontem tiram um outro documento prometendo pagar hoje e não cumpriram e nós paralisamos”, contou um funcionário.

Além dos salários, os trabalhadores queixam-se de não receberem aumento salarial há mais de cinco anos devido a implementação de um novo sistema de avaliação.

“Nos anos atras aqui a pessoa era admitida como motorista sem BA, e chegou uma altura que introduziram sobre o desempenho, dizendo que o funcionário passa a receber aumento salarial sobre o desenpenho, mas há cinco anos que ninguém diz nos algo sobre o desempenho”, disse um trabalhador.

Já por volta das dez horas, a direção dos recursos humanos, reuniu-se com os trabalhadores para tentar chegar a um acordo, mas o encontro foi sucessivamente interrompido por falta de consenso. [OD]