Nacional

Gás canalizado chega a Marracuene

2015-07-16 09:42:47 (UTC+01:00)

Foi realizada ontem, a cerimónia oficial de ligação da rede de distribuição de gás, de Maputo e Marracuene ao primeiro cliente ao nível deste distrito.

MAPUTO - Segundo o jornal “Notícias”, o acto marcou a conclusão do projecto de instalação da rede primária, a espinha dorsal a partir da qual serão feitas as futuras ligações aos diversos consumidores deste hidrocarboneto, foi realizado pela Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) e a Kogas, da Koreia.

A cerimónia teve lugar na Favos de Moçambique, uma unidade do distrito de Marracuene que se dedica ao fabrico de favos de ovos e embalagens para take aways, e contou com a presença da administradora do distrito de Marracuene, Maria Vicente, e de membros dos Conselhos de Administração da ENH e da Kogas.

Falando na ocasião, Maria Vicente descreveu o momento como sendo um marco histórico do distrito de Marracuene, que nunca antes teve infra-estrutura do género. “Estamos muito satisfeitos com a conclusão das obras e esperamos que a ENH continue a trabalhar no sentido de fazer chegar esse gás aos consumidores domésticos”, disse ela.

Por seu turno, o Presidente do Conselho de Administração da ENH, Nelson Ocuane, disse que a Favos de Moçambique é o primeiro consumidor de gás natural do distrito de Marracuene e a expectativa é de se estender a rede daqui para outros beneficiários.

“A nossa expectativa é de expandir a rede, em função do aumento das ligações, de modo que posamos abranger o maior número de clientes possíveis ao longo do ano”, disse Ocuane, citado pelo mesmo jornal.

Enquanto isso, o vice-presidente da Kogas, Bu Yong Kim, enalteceu os esforços da ENH e do Governo na sua participação para a materialização deste projecto de distribuição de gás em Maputo e em Marracuene.

“Espero que este fornecimento de gás possa contribuir para a economia de Moçambique. A Kogas fará o seu melhor para que este processo de fornecimento de gás aos consumidores seja seguro e de confiança”, referiu Bu Yong Kim. [OD]