Nacional

Gorongosa: Camponeses “abandonam” machambas com medo de homens armados da Renamo

2015-09-16 12:43:34 (UTC+01:00)

A presença de homens armados da Renamo, está a dificultar a população da Gorongosa, o acesso aos campos de produção agrícola localizados na zona de Nhauranga, naquele ponto de Sofala.

MAPUTO – Segundo a Rádio Moçambique, a preocupação foi apresentada a um grupo de deputados da Assembleia da República pela bancada da FRELIMO, que esta terça-feira trabalhou no distrito.

Nhauranga, com um forte potencial na produção de culturas como mapira, milho, batata-reno, feijão e hortícolas diversas, é considerado celeiro de Gorongosa.
Segundo contam, além de ameaças, sofrem perseguições e as famílias têm dificuldades de se visitar umas as outras.

Em resposta, Telmina Pereira, que chefia o grupo de deputados da Assembleia da República pela bancada da FRELIMO, disse que as diferenças políticas não devem constituir razão de conflito. Apelou a necessidade de se continuar com acções que contribuem para a manutenção da paz no país.

O grupo de deputados da Assembleia da República pela bancada da FRELIMO visitou, em Gorongosa, alguns projectos financiados pelo fundo distrital de desenvolvimento, vulgo “ sete milhões” e se inteirou do decurso das obras de construção da barragem sobre o rio Nhandar.Com o mesmo propósito, o grupo de parlamentares trabalham, esta quarta-feira, no distrito de Caia. [OD]