Nacional

Governo aprofunda cooperação económica com Vietname

2015-07-31 05:47:53 (UTC+01:00)

Os governos de Moçambique e do Vietname acordaram em Maputo o estreitamente das relações económicas e comerciais, apontando o domínio da agricultura, energia e transportes e comunicações como prioridades na cooperação bilateral.

MAPUTO- O compromisso foi assumido no final de um encontro entre o primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, e o vice-primeiro ministro do Vietname, Hoang Trung Hai, no âmbito de uma visita de quatro dias deste governante a Maputo.

"Há muita coisa para fazer. Moçambique e Vietname podem juntar esforços para proporcionar o bem-estar da população e pensamos que a agricultura é uma das áreas prioritárias, além dos transportes e comunicações", referiu Agostinho do Rosário.

Segundo Agostinho do Rosário, o sector dos recursos minerais e a formação de técnicos moçambicanos em instituições de ensino do Vietname são outras das áreas em que os dois países podem intensificar a cooperação.

O vice-primeiro-ministro do Vietname realçou o potencial agrícola do seu país, principalmente na cultura de arroz, como uma área de grandes oportunidades para a cooperação económica com Moçambique.

"Temos alcançado bons resultados na produção de arroz, no âmbito da qual desenvolvemos duzentos tipos de sementes. A nossa experiência pode ser aproveitada por Moçambique", comentou Hoang Trung Hai. [FM]