Nacional

Governo Britânico investe 2 milhões de libras em pesquisas sobre ecossistemas

2015-08-10 11:20:21 (UTC+01:00)

As pesquisas sobre as mudanças nos ecossistemas, que iniciaram em 2014, no país, e terão duração de três anos, ganharam mais dinheiro, doado pelo Governo Britânico.

O projecto está a ser implementado nas províncias do Niassa, Zambézia e Gaza e conta com cerca dois milhões de Libras esterlinas, equivalentes a cem milhões de meticais, tem também como alvo, para além dos ecossistemas, o bem-estar das comunidades rurais que são directamente afectadas pelas mudanças que ocorrem na natureza.

De acordo com o “Notícias” a iniciativa do Governo britânico tem como objectivo verificar o actual cenário da exploração dos recursos florestais e suas consequências, segundo Isilda Nhamtumbo, do Instituts Internacional do Ambiente e Desenvolvimento.

Moçambique é um país vulnerável às mudanças climáticas devido à sua localização geográfica, temperaturas altas, aridez e pobreza dos solos, muitas doenças endémicas, falta de comunicação, elevadas taxas de analfabetismo, crescimento populacional, pobreza absoluta e dependência dos recursos naturais que por sua vez dependem da quantidade de precipitação pluvial.

Neste sentido, este apoio financeiro é visto como uma oportunidade para a realização de uma série de actividades que possam ajudar a defender vários ecossistemas nacionais que estão seriamente ameaçados pelas mudanças climáticas. [FI]