Nacional

Governo e Renamo discutem questões económicas

2015-07-14 09:20:32 (UTC+01:00)

Iniciou ontem, em Maputo, a apreciação do ponto que diz respeito as questões económicas, entre o governo e a Renamo. No âmbito do diálogo que decorre, entre as duas partes, já lá se vão mais dois anos.

As conversações realizam-se desde o seu início no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano. Neste momento o Executivo espera, entretanto, uma proposta concreta da Renamo sobre este ponto.

O debate deste ponto teve início depois de as duas delegações não terem chegado a consenso em torno dos procedimentos a seguir após a assinatura do memorando de entendimento referente à despartidarização da Função Pública no passado dia 23 de Junho.

De acordo com o “Jornal Notícias” Recentemente as partes, através dos respectivos chefes das delegações ao diálogo político, nomeadamente o Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, José Pacheco, e o deputado Saimone Macuiane, da Renamo, assinaram a declaração de princípios sobre a actividade político-partidária nas instituições e organismos do Estado.

Falando ontem em conferência de imprensa, José Pacheco afirmou que o Executivo está pronto para usar a experiência adquirida aquando do processo de revisão da legislação eleitoral para proceder ao debate da matéria sobre questões económicas.

Entretanto, Saimone Macuiane, chefe da delegação da Renamo, reiterou a posição do seu partido de ver este instrumento a ser submetido à apreciação do Presidente da República, Filipe Nyusi, e do líder da “perdiz”, Afonso Dhlakama. [FI]