Nacional

Governo eleva preço de importação de açúcar

2015-08-05 07:35:53 (UTC+01:00)

Com efeitos imediatos, o Governo decidiu ontem, elevar os preços de importação de açúcar, uma medida que visa alterar o actual cenário, caracterizado pela entrada do produto oriundo dos países vizinhos em prejuízo da industria nacional.

MAPUTO - Com efeito, segundo dados divulgados pelo Ministro da Indústria e Comércio, Ernesto Tonela, o preço de referência para a importação do açúcar castanho passa para 806 dólares norte-americanos por tonelada, contra 385 dólares actualmente, enquanto para o refinado (branco) o agravamento é de 450 para 932 dólares por tonelada.

Os preços de referência para a importação do açúcar haviam sido aprovados em 2001, apresentando-se, segundo o Governo, desajustados à realidade actual do mercado. Falando a jornalistas no final da 26ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros, Tonela justificou a medida com a entrada de grandes quantidades de açúcar no mercado nacional, gerando aquilo que considerou de concorrência desleal com a produção moçambicana.

“Como resultado disso, nos últimos três anos o volume do açúcar nacional comercializado no mercado tem vindo a baixar de forma continuada. Esta medida vai permitir a geração de incentivos para que os industriais possam investir mais e criar mais empregos”, disse o ministro, citado pelo Notícias.[OD]