Nacional

Governo quer construir 38 mil salas de aulas

2015-05-14 06:49:39 (UTC+01:00)

O Governo moçambicano poderá construir e reabilitar, nos próximos tempos, cerca de 38 mil salas de aulas em todas escolas do país, uma cifra suficiente para eliminar o dilema de alunos que assistem as aulas ao relento.

O ministro da educação e desenvolvimento humano, Jorge Ferrão, anunciou que deverá reunir-se na próxima semana com os parceiros da educação para tentar mobilizar um financiamento no valor de 58 milhões de dólares necessários para o efeito.

O ministro falava esta quarta-feira durante uma cerimónia de entrega de um conjunto de 80 carteiras à Escola Primária do 1º Grau da Machava, na província de Maputo.

A oferta, uma iniciativa da cadeia rádio e televisão MIRAMAR, uma subsidiária do grupo Record Internacional, surge em resposta as preocupações apresentadas pelos alunos, que inclui a falta de salas de aulas naquela instituição de ensino o que obriga os alunos a estudarem debaixo das árvores.

“Estas são salas reduzidas com cerca de 35 a 40 crianças para cada sala”, explicou o ministro, acrescentando que “a província de Maputo, devido a mudança das pessoas, da cidade para cá tem enfrentado maiores problemas tanto os relacionados com carteiras, bem como o de salas de aulas”.

Actualmente o Ministério da Educação tem estado a alocar carteiras as várias escolas do país como forma de tentar reduzir o número de crianças que assistem as aulas sentadas no “chão”.[MCM]