Nacional

Greve na EMTPM: Patronato e trabalhadores alcançam consenso

2015-10-03 12:27:15 (UTC+01:00)

Os trabalhadores da Empresa Municipal de Transportes Públicos de Maputo (EMTPM) e o conselho de administração chegaram a um consenso que preconiza a manutenção dos salários em vigor, em consequência das actuais condições financeiras da transportadora.

MAPUTO – Segundo a AIM, os trabalhadores entre condutores e cobradores observavam, desde segunda-feira, uma greve em reivindicação de melhorias salariais. Mas o primeiro acordo selado entre as partes e devido ao entendimento os trabalhadores retomaram a actividade na terça-feira.

Na pauta reivindicativa, a massa laboral exigia um reajuste salarial dos actuais 7,5 para 10,59 por cento e a revisão dos mecanismos de avaliação para a evolução e progressão na carreira profissional, condicionada ao actual sistema de avaliação de desempenho.

Todavia, as partes se comprometeram a trabalhar em conjunto para aumentar o volume de receitas para cobrir o défice financeiro. A direcção da empresa comprometeu-se, por outro lado, a reformular os métodos de avaliação do desempenho envolvendo os trabalhadores, dentro do sistema em vigor para o tornar mais objectivo e célere.[OD]