Nacional

Instituições públicas devem evitar envolvimento em actos de corrupção

2015-10-29 09:01:37 (UTC+00:00)

Esta recomendação foi deixada pela Procuradora-Geral da República, Beatriz Buchili, que recomenda as instituições do Estado a traçar estratégias para evitar o envolvimento em actos de corrupção.

MAPUTO-Buchili, falava, está terça-feira, apôs as visitas que efectuou aos estabelecimentos penitenciários e autoridades judiciárias da cidade de Nampula.

Segundo o porta-voz da Procuradoria-Geral, Taibo Mucobora, citada pela Radio Mocambique, há necessidade do reforço de medidas adicionais na intervenção processual por parte dos magistrados e da polícia de investigação criminal nas esquadras e comandos, bem como o cumprimento na integra da lei de probidade pública.

Em relação a insuficiência de meios de circulação nas instituiçốes da justiça e da superlotação das cadeias, Taibo Mucobora disse trata-se de uma questao generalizada, mas que esforços estão sendo envidados para o seu descongestionamento, com a construção de mais estabelecimentos:

Esta quarta-feira, a Procuradora-Geral da República trabalha no distrito de Nacala-Porto onde tem agendados encontros com os lideres comunitários e a população local, bem como com a comissão distrital de Reforço a Legalidade para encontrar soluções de combate ao tráfico de pessoas que tem se verificado nos ultimos tempos com maior incidência nesta província. [FI]