Nacional

Japão disponibiliza 280 milhões de dólares para reabilitação do porto de Nacala

2015-05-15 06:27:48 (UTC+01:00)

Moçambique e o Japão assinaram esta quinta-feira, em Maputo, um acordo ao abrigo do qual o governo nipónico deverá desembolsar cerca de 280 milhões de dólares para a segunda fase da reabilitação do Porto de Nacala, na província de Nampula.

Assinou o acordo a vice-ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Nheleti Mondlane, em nome do governo moçambicano e o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Japão, Akira Mizutani.

Trata-se do último valor que aquele país nipónico desembolsa para o projecto de desenvolvimento do Porto de Nacala, depois dos 30 milhões de dólares concedidos em 2012 e outros 70 milhões em 2013, perfazendo um total de 380 milhões de dólares.

A cifra constitui o valor mais alto desembolsado pelo governo japonês através do seu projecto de Assistência ao Desenvolvimento (ODA), com um reembolso de 30 anos, 10 anos de graça e com um juro anual de 0,01 por cento.

A implementação da primeira fase do projecto começou em Março de 2013. A segunda fase deverá arrancar no mês corrente, e consiste na continuidade dos trabalhos de dragagem do cais norte, aterro e nivelamento de terras, e pavimentação da terminal de contentores.[MCM]