Nacional

Juiz faz perícia à viatura na qual Mido Macie foi algemado

2015-08-10 07:34:05 (UTC+01:00)

O Juiz do Tribunal Supremo de Pretória, que julga o “caso Mido Macie”, vai fazer, amanhã, sem a presença da comunicação social, perícia à viatura na qual os oito réus algemaram Mido Macie e o arrastaram no asfalto ao longo de mais de 400 metros.

MAPUTO- Segundo o Notícias, a decisão de inspeccionar a viatura policial longe da imprensa, somente com o representante do Ministério Público, o investigador do processo e os advogados de defesa, visa tirar algumas dúvidas suscitadas pelas declarações dos cinco co-réus até aqui interrogados pelo tribunal, que têm estado a dizer que Mido Macie não foi algemado por nenhum deles, que se prendeu, involuntariamente, num dos pernos do banco que se encontrava na bagageira da viatura. Noutros momentos os réus evocaram que o taxista prendeu-se no guincho da parte traseira do veículo.

Esta teoria dos co-réus tem estado a contrariar as imagens gravadas por testemunhas que presenciaram o caso, que mostram o moçambicano sendo algemado e preso na parte traseira da viatura, isto antes de ser arrastado.

Aliás, nenhum dos cinco réus até aqui ouvidos pelo tribunal assume ter sido responsável por algemar Mido na viatura. Não assumem e nem apontam o culpado. Todos dizem não saber quem dos oito, ora em juízo, terá feito isso. Insistem na versão segundo a qual Mido ter-se-á engatado sozinho na viatura. [FM]