Nacional

LUSA lança “site” das independências lusófonas

2015-06-18 08:19:57 (UTC+01:00)

A agência de notícias portuguesa, LUSA, lançou recentemente um novo projecto informativo na Internet, de acesso gratuito, intitulado “Dias das Independências”.

MAPUTO-Moçambique é o primeiro a ser destacado nesta iniciativa da LUSA. O nosso país celebra 40 anos da independência no dia 25 deste mês.

Seguindo o princípio de serviço público que norteia a LUSA e a sua aposta na lusofonia, “Dias das Independências” pretende evocar as quatro décadas de soberania política dos países que, até meados dos anos 1970, eram colónias portuguesas.

Com conteúdos multimédia e interactivos produzidos pela sua rede de correspondentes espalhada pelo mundo e pela sua Redacção Central, a LUSA procura fazer um retrato de seis países (Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste), bem como dos acontecimentos mais relevantes dos seus dias históricos de afirmação da independência e do percurso que os conduziu até à actualidade.

Ao longo dos próximos meses, cada um destes países terá sucessivamente destaque na página de abertura deste projecto, à medida que se aproxima a data evocativa da sua respectiva independência.

Em cada um desses momentos, a página do país em destaque incluirá igualmente, em acesso livre, as peças que a linha da Agência Lusa divulga sobre esse território e respectivo povo.

Pode ser consultada uma resenha de notícias da LUSA relacionada com cada país. [FI]