Nacional

Maleiane desafia membros do CISNA a garantirem consumação da sua visão

2015-10-30 11:57:21 (UTC+00:00)

O Ministro das Finanças, Adriano Maleiane, desafiou os países membros do Comité das autoridades de Seguros, Mercados de Capitais e Instituições Financeiras Não-Bancarias (CISNA) a se engajarem mais na luta visando assegurar a sua visão em vários domínios.

MAPUTO – Maleiane, falava na sessão de abertura da 35ª reunião bianual do CISNA, que junta em Maputo os delegados e observadores provenientes dos países, para tomar parte no encontro.

Maleiane disse, na sua intervenção, que o CISNA é resultado da vontade e determinação dos governos dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), de criar condições para uma troca de experiências, partilha de conhecimentos e cooperação no domínio das funções reguladoras dos sectores segurador e financeiro não bancário.

Entre os vários domínios da jurisdição do CISNA destaca-se o crescimento e desenvolvimento prudente do mercado, a redução do risco, a literacia e protecção dos consumidores, a mobilização de fluxos de capital e a prosperidade da região.

O CISNA é um órgão criado em 1998 na região, congregando autoridades de supervisão de seguros, pensões e valores mobiliários dos Estados Membros e presta contas ao Comité dos Ministros das Finanças e de Investimentos da SADC. [OD]