Nacional

Mateus Katupha: Ratificação da ODS poderá estimular as questões do género no país

2015-09-09 08:06:33 (UTC+01:00)

Moçambique deverá ratificar a Declaração dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), num evento a ter lugar no mês corrente, cuja uma das metas é a resolução da problemática da igualidade do genero, no mundo.

MAPUTO-O chefe do grupo nacional de Moçambique junto à União Interparlamentar, Mateus Katupha, acredita que a ODS vai estimular, de forma harmoniosa, as questões de género no país.

Dados retirados do portal da AIM, dão conta de que, a Declaração, que deverá ser ratificada pelos Chefes do Estado e de Governo do mundo inteiro, durante a próxima Assembleia Geral das Nações Unidas, coloca entre as mais de 100 metas a atingir até 2030.

O documento foi adoptado por mais de 100 presidentes dos parlamentos do mundo, na IV Conferência Mundial dos Presidentes dos Parlamentos, que teve lugar entre 31 de Agosto e 2 de Setembro corrente, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, e que contou com a participação da Presidente da Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano, Verónica Macamo.

Falando hoje em Maputo, Katupha, que é porta-voz da Comissão Permanente da AR, disse que a Declaração, além das mudanças que poderão ocorrer na jurisdição, vai acelerar o desenvolvimento dos países do mundo inteiro.

Este documento permite-nos abrir a nossa lei e ver como é que os outros países do mundo tratam da questão de género, frisou. [FI]