Nacional

Matola: Agentes económicos exigem comprometimento do Governo na aquacultura

2015-08-21 07:34:10 (UTC+01:00)

Investidores do Município da Matola, província de Maputo, exigem maior comprometimento do Governo, na carteira de negócios, dando destaque ao sector da aquacultura, que tem vindo a registar um forte crescimento nos últimos tempos, devendo,merecer atenção

MAPUTO – Segundo AIM, dados do governo provincial indicam que a produção pesqueira no sector de aquacultura atingiu, de 2010 a 2014, um total de 207 toneladas, notando-se, claramente, uma tendência de crescimento.

Com efeito, em 2010 a produção pesqueira através da aquacultura foi apenas de seis toneladas e em 2012 duplicou. No ano passado, esta alcançou a fasquia de 80 toneladas, contra 67 de 2013 e 42 toneladas de 2012.

“Deve-se promover ainda mais o sector da aquacultura para a criação de emprego e auto-sustento, pois este sector tem empregado muitas pessoas”, disse um agente económico, Belmiro Baptista, durante o encerramento da Conferência de Investidores, que decorreu por dois dias, na Matola, acrescentando que o sistema de comercialização e distribuição de produtos frescos tem uma lacuna.

Na ocasião, os investidores criticaram a instabilidade do mercado moçambicano, alegadamente provocada pela falta de transparência, com impacto negativo na vida do consumidor.[OD]