Nacional

MINEDH e Nestlé apresentam manuais de nutrição para ensino básico

2015-06-12 12:32:24 (UTC+01:00)

O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) e a Nestlé, empresa de nutrição, apresentaram nesta quinta-feira, em Maputo, manuais que abordam sobre nutrição, saúde e bem-estar, para alunos do ensino básico.

MAPUTO - Segundo um comunicado de imprensa em nosso poder, a apresentação do material, desenvolvidos pela Nestlé, está inserido no Programa Educativo Crianças Saudáveis, que pretende fazer chegar às escolas do 1º, 2º e 3º ciclo do Ensino Básico.


“Consideramos essencial promover a Nutrição das crianças em Moçambique. Foi com esse objectivo que implementámos juntamente com o MINEDH o Programa Educativo Crianças Saudáveis. Para isso é também importante oferecer aos professores do Ensino Básico ferramentas para melhor desempenhar a sua função de educador nutricional, pelo que antes dos manuais serem entregues, apostámos na capacitação de formadores que passarão as devidas informações aos professores, e esperar-se que cada professor utilize os materiais pedagógicos como um guia de referência para a administração dos conteúdos sobre nutrição e higiene, contidos nas diversas disciplinas do Ensino.” destaca Diogo Victória, Director Geral da Nestlé Moçambique.

Para o Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Jorge Ferrão, “Infelizmente, a desnutrição crónica continua a ser um grande problema em Moçambique. Esta é uma doença que conduz ao aumento significativo da mortalidade e morbilidade nas crianças menores de cinco anos e também causa um desenvolvimento físico e mental reduzido durante a infância, o qual afecta subsequentemente o desempenho e a frequência escolar, a produtividade dos adultos e o desenvolvimento do País. É por isso fundamental apostar em projectos e iniciativas que promovam hábitos de vida saudável e alimentação equilibrada desde cedo.” [OD]