Nacional

Mining de Pachinuapa faz leilão de rubis em Cabo Delgado

2015-05-11 06:50:42 (UTC+01:00)

A empresa Montepuez Ruby Mining efectua em Junho próximo em Singapura o quarto leilão de rubis em bruto extraídos em Moçambique, informou o director Rami Raimundo Pachinuapa.

MAPUTO - Pachinuapa disse, citado pelo Noticias, que este leilão deverá proporcionar uma receita de 50 milhões de dólares, depois de um anterior realizado em Jaipur, Índia, de rubis de baixa qualidade ter rendido 15 milhões de dólares.

A empresa foi considerada recentemente com o maior contribuinte da província de Cabo Delgado ao ter entregado aos cofres do Estado 320 milhões de meticais em impostos em resultado dois leilões de rubis já realizados.

A contribuição da Montepuez Ruby Mining fez com que a Autoridade Tributária de Moçambique colectasse durante 2014 em toda a província pouco mais de 1,6 mil milhões de meticais, valores que poderão crescer este ano para mais de 1,8 mil milhões de meticais, garantiu o delegado provincial João Pereira.

Controlada em 75% pela empresa britânica Gemfields e nos restantes 25% pela moçambicana Mwiriti Limitada, a Montepuez Ruby Mining dispõe de duas licenças válidas por 25 anos na província de Cabo Delgado, tendo iniciado a actividade em Novembro de 2012 e efectuado o primeiro leilão na praça de Singapura em Junho de 2014.