Nacional

MITESS apoia iniciativas de auto-emprego

2015-09-03 08:05:51 (UTC+01:00)

Com vista a promoção de auto-emprego, o Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS), está a incrementar apoios e assistência técnica a iniciativas colectivas através de associações.

Os apoios são feitos com base na alocação de kits contendo materiais e equipamento para cada actividade específica, bem como em matéria de formação profissional.

De acordo com o comunicado de imprensa do MITESS, o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFP), braço directo do Governo, na produção e coordenação de políticas de emprego, tem vindo a trabalhar com diferentes associações espalhadas pelo país nesse contexto, formando e doando diversos Kits para o auto-emprego as associações.

Na semana finda, a ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Dias Diogo, encorajou um grupo de 250 associados, maioritariamente mulheres, a expandirem o seu exemplo de busca conjunta de solução para a problemática do desemprego, através de actividades conjuntas, tendo em vista a produção de renda e criação do auto-emprego.

A governante falava aos membros da Associação de Mulheres Camponesas de Ilelane (AMCELA), que se dedica à produção de arroz, no Distrito de Nicoadala, Província da Zambézia, onde procedeu à entrega de kits constituídos por enxadas e catanas. Para além de trabalhar com o INEFP, Delegação provincial da Zambézia, na componente de formação profissional, que é uma das medidas activas do Governo visando o aumento da empregabilidade, a AMCELA terá o seu edifício coberto pelo MITESS, que se encontra actualmente em estado de degradação.

Para finalizar, Vitória Diogo, enalteceu o espírito empreendedor daquela associação, uma vez que trabalha a terra, produz e os seus membros vivem disso, inclusive educam os seus filhos, chamando a isso um exemplo a seguir.

“O emprego não é apenas o trabalho burocrático, mas sim aquilo de que rendemos para resolver as nossas necessidades”. [FI]